Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Paixão-Coaching, o blog

Posts sobre Coaching e Treino Desportivo



Sexta-feira, 09.11.12

Como canalizar as emoções

Nas mais diversas atividades o nosso estado emocional é um fator determinante. Os melhores atletas, os lideres mais influentes e os gestores de equipas de elite sabem isso perfeitamente e utilizam as suas emoções para potenciar as suas ações e atingir os resultados que pretendem.

As emoções básicas são seis, a alegria, a surpresa, a tristeza, o aborrecimento, o asco e o medo. Elas podem manifestar-se com maior ou menor grau e combinadas entre si, sendo que alguns autores e estudiosos da matéria referem que possam existir até 3mil estados emocionais. Uma vez que estejamos vivos, não há portanto como não estar em algum estado emocional.

Dependendo da situação ou do contexto, o nosso estado emocional pode ser deveras alterado e algumas pessoas ficam reféns desse mesmo estado perdendo o controle e não conseguindo efetuar uma adequada gestão emocional. Outro tipo de pessoas parecem ter recursos de sobra para lidar com as mais diversas situações. Também há quem nem sequer se dê conta do seu próprio estado emocional ou escolha ocultar as emoções como se fosse possível armazenar em algum recipiente ou colocar debaixo do tapete.

Nestas situações, mais cedo ou mais tarde a carga acumulada leva a que o recipiente tenha uma explosão (ou implosão, quando engolimos as emoções).

  - E você? Como faz a gestão das suas emoções?

  - Quer ser um mestre na arte de gerir as emoções como José Mourinho ou como Roger Federer?

Saiba que tal como outras habilidades ou capacidades, também a capacidade para gerir e utilizar as emoções a nosso favor pode ser treinada. Um bom Psicólogo ou um bom Coach com formação em Inteligência Emocional pode treiná-lo(a) para utilizar de forma adequada as suas emoções para que atinja os seus objetivos e alcance todo o seu potencial.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

por ppmiguel às 15:53



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog