Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Paixão-Coaching, o blog

Posts sobre Coaching e Treino Desportivo



Quinta-feira, 15.11.12

Falar dos Outros

Um dos passatempos favoritos de algumas pessoas é “falar dos outros”. Todos os fazemos em maior ou menor medida e é algo necessário para o desenrolar das mais diversas atividades. Quando os professores estão em reunião de avaliação de alunos terão que falar sobre esses mesmos alunos. Os gestores de empresas e organizações também necessitam muitas vezes de falar sobre as capacidades ou qualidades das pessoas com quem trabalham.

Falar dos outros pode ser um meio de criar laços, de valorizar o outro e o próprio emissor quando a opinião emitida tem em vista a busca das melhores capacidades que se conseguem deslindar e observar.

Já a crítica corrosiva e a construção de boatos são maus para quem pretende estabelecer uma boa comunicação e manter um bom ambiente, para além de serem um péssimo ingrediente que pode afetar a auto-estima. Tenha isto em atenção quando emite opiniões sobre outros.

Lembre-se que a realidade é a sua realidade. Portanto, quando emite opinião sobre outros, questione-se sobre quanto é que isso tem efetivamente a ver com outros ou consigo mesmo(a).

Já quando se pretende modificação de comportamentos de pessoas com as quais tratamos diretamente e é necessário efetuar criticas, estas devem ser feitas sempre ao modo como a pessoa se comporta. Não classifique a pessoa. Expresse os seus sentimentos e o seu desagrado quanto às atitudes e comportamentos. Vai ver que consegue mais facilmente o que pretende do outro e não afeta a relação interpessoal.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por ppmiguel às 15:19


2 comentários

De ppmiguel a 16.11.2012 às 10:48

Muitas vezes não é fácil, mas é possivel!!
Beijinhos

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog