Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Paixão-Coaching, o blog

Posts sobre Coaching e Treino Desportivo



Domingo, 25.05.14

Supercompensação

Os que estamos envolvidos no processo de treino desportivo sabemos ou já ouvimos falar de supercompensação. É o fenómeno que se pretende que ocorra com os atletas depois da aplicação de uma determinada carga de treino, da correspondente fadiga induzida, terminando estes numa fase posterior com o processo de adaptação e supercompensação, i.e., a passagem para um nível superior de rendimento ou de capacidades.

Teoricamente é assim que funciona o processo de treino desportivo. Conseguir isso na prática, através da aplicação adequada de estímulos (exercícios de treino) adequados a cada atleta ou a cada pessoa nem sempre é tarefa fácil. As pessoas aprendem e adaptam-se aos estímulos de treino (no desporto ou noutras áreas) a diferentes velocidades e apresentam respostas em competição ou em situação de stress, muito variáveis.

Treinadores, professores e outros responsáveis pelo processo de preparação ou de ensino-aprendizagem dos atletas ou das pessoas em formação devem estar atentos para estes fenómenos. Por muito bem preparados que estejam os nossos planos de treino, de aulas ou da formação, cada sujeito dispara rumo ao seu potencial máximo com um grau de previsibilidade que pouco tem a ver com os livros ou com aquilo que outros treinadores e professores possam indicar. É esta incerteza que torna os fenómenos de formação e treino tão interessantes para nós treinadores e formadores de pessoas. Ocupamos o nosso tempo à procura das melhores soluções para os atletas. Eles são e têm a melhor solução, nós apenas tocamos num ou outro interruptor para incentivar o processo.

Desejo-lhe o melhor, a si e aos seus atletas e formandos!!

Autoria e outros dados (tags, etc)

por ppmiguel às 19:06



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog