Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Paixão-Coaching, o blog

Posts sobre Coaching e Treino Desportivo



Sexta-feira, 19.10.12

Liderança, trabalho em equipa e sincronização

Há algumas semanas referi aqui neste blog a importância do trabalho de equipa e do trabalho individual .

A maioria das equipas trabalha em sincronia para um mesmo objetivo que deve ser comum. É um fenómeno natural. Se observarmos um bando de pássaros, verificamos que voam de forma sincronizada de maneira a conjugar esforços e a serem mais eficientes.

Em algumas equipas, sejam elas constituídas por apenas 2 pessoas como um casal, um par de dançarinos, ou uma dupla de natação sincronizada é possível observar a leveza e simultaneidade de gestos e expressões. Isto acontece especialmente por duas razões, primeiro porque passam muito tempo juntos a praticar, segundo e decorrente do primeiro porque têm uma leitura do mundo, e do outro, muito semelhante o que permite ajustamentos quase automáticos ou em espelho.

Numa equipa com maior quantidade de elementos é bastante mais difícil conseguir essa sincronização rumo ao objetivo comum. Primeiro porque muitas das vezes esse objetivo comum não existe, visto que as pessoas vêm o mundo de forma muito distinta. Depois, porque não existe um líder, ou se existe, as pessoas não o seguem.

O trabalho do líder será conjugar e alinhar esforços individuais de forma que haja a maior sincronização possível. Só assim temos uma equipa eficaz e especialmente eficiente.

Quantas vezes em equipas, empresas, famílias e até mesmo países a falta de uma liderança forte impede um maior desenvolvimento?

 - Você é um(a) líder?

 - Que tipo de líder é?

Saiba que a melhor avaliação à sua liderança é a resposta e a sincronia da sua equipa. Observe-os, eles são uma extensão do seu trabalho. Se eles não estão motivados, o seu trabalho não é motivá-los…, é, INSPIRÁ-LOS. Você conseguirá isso se acreditar neles e se der um bom exemplo.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por ppmiguel às 16:40



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog