Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Paixão-Coaching, o blog

Posts sobre Coaching e Treino Desportivo



Sexta-feira, 04.01.13

Conselhos de autoeficácia dos melhores desportistas do mundo

Você já reparou o que o Cristiano Ronaldo faz antes de marcar um pontapé de livre ou uma grande penalidade?

Já observou o Nelson Évora antes de realizar um salto triplo numa competição?

O que eles fazem para programar o seu sucesso você também pode fazer em qualquer atividade da sua vida. Eis alguns conselhos que qualquer desportista pode utilizar em treino, em competição e fora do campo ou das pistas:

  1. Afirmações de autoeficácia – dizer a mim mesmo que sou capaz de realizar este exercício ou esta performance, utilizando mensagens positivas do tipo “eu sou capaz”, “eu posso”, “vou conseguir”, “I can do it”, etc... O seu dialogo interno (ou a forma como fala consigo mesmo) às vezes pode não facilitar a sua tarefa. Mude o “chip” e repita várias vezes para si mesmo que é possível conseguir o que se propõe.
  2. Visualização Mental  -  Ensaiar mentalmente, imaginar e sentir a realizar de forma adequada o exercício ou a técnica que pretendemos (realizar imediatamente antes do exercício, durante o treino, depois do treino, antes de ir dormir, etc...). Esta visualização ou ensaio mental pode ser realizado para tarefas e gestos desportivos como para outras atividades como uma apresentação, ou uma reunião de trabalho ou na escola, etc.
  3. Avaliar-me constantemente  -   Realizar auto-avaliações constantes daquilo que se está a fazer. Saber se estamos a progredir. Se não consigo progredir devo perguntar a mim mesmo se estou a esforçar-me e a realizar tudo  o que está ao meu alcance – se ainda não consigo, então devo solicitar ajuda (de preferência ao treinador, a um coach de treino mental ou a um mentor).
  4. Defina sub-metas e pequenos objetivos que indiquem que está na direção do que você pretende.
  5. Utilizar Modelos – Observar os atletas profissionais ou as pessoas que realizam corretamente e são experts a fazer aquilo que você pretende fazer. Observe a sua forma de estar e o seu comportamento e atitudes. Lembre-se se eles são os melhores do mundo precisaram de pelo menos 10 anos de treino e de algum talento. Treine você também.   

Autoria e outros dados (tags, etc)

por ppmiguel às 15:35


2 comentários

De casinos online a 07.01.2013 às 17:30

Dicas interessantes para quem ambiciona ser um desportista de grande nível ;)

De Catarina Chaves a 03.12.2016 às 18:25

Olá Paulo,

Boa tarde ..gostei muito desta matéria e tomei a iniciativa de compartilhar um trecho dela em uma post no meu blog: Catarina Chaves_ PNL, Coaching e Hipnose: http://catarinachavespnlcoachinghipnose.blogspot.com.br/

Compartilhei tbem seu blog lá. Parabens!

Grato pela contribuição, e sinta-se à vontade para compartilhar em sua timeline.

Abraços, Catarina Chaves


Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog