Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Paixão-Coaching, o blog

Posts sobre Coaching e Treino Desportivo



Quinta-feira, 28.02.13

Coaching e Treino Desportivo

Coaching é uma palavra inglesa que traduzida para o português será o equivalente a Treino.

Habitualmente quando se fala de treino, a maioria das pessoas entende como o processo de preparação dos praticantes desportivos com vista à participação num determinado evento ou competição desportiva. Neste sentido estaremos a falar de treino desportivo.

Contudo, recentemente o fenómeno coaching tem alargado as suas fronteiras relativamente ao âmbito do desporto. Neste momento existem tantas especialidades quanto a criatividade dos seus autores e a necessidade do mercado ou da sociedade actual. As mais conhecidas são:

-  Coaching de Liderança;

-  Coaching de Executivos;

-  Coaching Politico;

-  Coaching Pessoal (ou life-Coaching);

-  Coaching Academico;

-  Coaching de Imagem e/ou fashion;

-  Coaching Literário;

-  Coaching Desportivo (ou treino mental).

A grande diferença que existe entre um processo de Coaching e o treino desportivo reside no tempo de contacto e ferramentas ou exercícios utilizadas pelo coach ou treinador. Assim num processo de treino desportivo é comum o treinador ou treinadores acompanharem diariamente os seus atletas ou equipas, enquanto que noutro tipo de coaching o acompanhamento é mais espaçado temporalmente e realizado sob a forma de reuniões ou sessões de coaching nas quais se determina o trabalho que o coachée (atleta, lider ou pessoa a ser treinada) deve realizar em regime de autonomia e de auto-responsabilização.

No caso do Coaching Desportivo, o coach pode efetuar trabalho de coaching ao treinador, aos praticantes e ainda a dirigentes dependendo do que cada interveniente ou organização necessite.

 

Paulo Paixão Miguel, 27 de Fevereiro de 2013

Autoria e outros dados (tags, etc)

por ppmiguel às 10:16



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog