Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Paixão-Coaching, o blog

Posts sobre Coaching e Treino Desportivo



Segunda-feira, 14.04.14

A melhor maneira de enfrentar a ansiedade e o medo é…, enfrentando!

“Isso deixa-me nervoso, muito nervoso.

O meu corpo está tenso e parece que tenho dificuldade em controlar todas as sensações. O coração bate ritmado e forte, os braços e as pernas estão tensos, e as costas ainda mais. Sinto um aperto no peito e um ligeiro nó no estômago. Os meus pensamentos são dispersos, como se a minha cabeça visualizasse  milhões de episódios do meu passado e imagens de situações que ainda não vivi. Alguns pensamentos são de dúvida e incerteza quanto ao que pode acontecer e quanto à forma como me devo comportar. Alterno sensações e pensamentos de imensa confiança para lidar com a situação, com pensamentos e imaginação de catástrofe, de me sentir imensamente mal, desconfortável e com comportamento ridículo e envergonhado pela forma desproporcionada como eventualmente me possa comportar.

Racionalmente tenho consciência do exagero que estou a colocar. Contudo, as minhas emoções são mais fortes do que a capacidade que eu neste momento crítico tenho para manejar a situação.

Os pensamentos são desproporcionados e tudo está a acontecer apenas na minha cabeça como se de um filme a velocidade super rápida se tratasse.

Contudo, eu não posso evitar que estes pensamentos aflorem e que as minhas emoções, medos e incertezas venham ao de cima. “

Este texto foi escrito por uma pessoa que estava num processo de coaching. Eis as recomendações para enfrentar a situação:

  1. Aceite as suas emoções;
  2. Procure ter um auto-dialogo positivo;
  3. Tenha uma postura de confiança (mesmo que seja só de aparência, a sua linguagem corporal vai ajudá-l@);
  4. Enfrente a situação.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por ppmiguel às 23:32



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog