Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Paixão-Coaching, o blog

Posts sobre Coaching e Treino Desportivo



Domingo, 11.05.14

As críticas certas

Muitas pessoas têm uma dificuldade imensa em lidar com a crítica. A crítica construtiva e a avaliação de desempenho é benéfica e ajuda-nos a situar as nossas capacidades e a tomar maior consciência da realidade.

Um grande problema de atletas, treinadores e profissionais de outras áreas é a fuga à crítica. Reagir com agressividade e arranjar justificações de toda a ordem não ajuda a melhorar o desempenho. Lamentavelmente imensos atletas se refugiam neste tipo de comportamentos, antes preferindo que treinadores, dirigentes, jornalistas e público em geral comentem de forma positiva a sua performance independentemente de ela ser boa ou má.

Sendo os treinadores, aqueles que estão mais perto dos atletas, é normal que conheçam as reais capacidades dos mesmos. Quando o desempenho competitivo foi longe daquilo que é a valia do atleta, não resta outra alternativa ao treinador, o líder do processo de preparação, apelar ao atleta para que tenha um comportamento e atitudes adequadas que proporcionem um bom resultado.

Procurar apenas aquelas pessoas que nos dizem o que gostamos de ouvir é o caminho certo para a estagnação e a falta de resultados de qualidade. Obviamente que receber críticas negativas ao nosso desempenho não é agradável, mas não há como evitá-lo quando isso corresponde à realidade. É um processo doloroso que implica uma grande capacidade de se auto-avaliar e confrontar a opinião do outro com a nossa própria opinião. Disponibilizar-se para aceitar a crítica é o primeiro passo para conduzir à mudança de comportamentos e de atitudes para construir uma maior robustez pessoal. É ter força suficiente para assumir as suas próprias fraquezas. Só assim se podem melhorar.

Bem-vindos os críticos que vêm por bem   

Autoria e outros dados (tags, etc)

por ppmiguel às 17:08



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog