Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Paixão-Coaching, o blog

Posts sobre Coaching e Treino Desportivo



Domingo, 01.06.14

Saber perder, ou encarar o fracasso

Perder e ganhar faz parte da atividade desportiva de competição, assim como alcançar ou não os objetivos que definimos para nós mesmos.

Como é obvio, todos gostamos que a vida corra sempre da melhor forma e de acordo com que antecipamos ou desejamos à priori. Contudo, a dura realidade é que nem sempre isso acontece.

Então qual a melhor forma de enfrentar  as derrotas e fracassos?

Bem, primeiro é preciso ter consciência de que elas fazem parte de todo o nosso processo de evolução, aceitando-as. Quando aceitamos as derrotas e os fracassos, isso permite-nos ter um maior discernimento para analisar o que correu mal e corrigir ou melhorar o que está ao nosso alcance (contribuindo para a evolução).

Lamentavelmente algumas pessoas têm uma dificuldade extrema em lidar com a derrota, despejando a sua raiva e agressividade naqueles que estão mais à mão, sejam pais, treinadores, namoradas, amigos etc.. Isto é compreensível, visto que a derrota tem um significado simbólico, assemelhando-se a uma morte. Quando somos derrotados ou não conseguimos os nossos objetivos, uma espécie de espada emocional perfura os nossos corações. Contudo, a nossa tendência de despejar as nossas mágoas e frustrações nos que estão ao nosso redor, quando feita em demasia, torna-se um fardo pesado para essas pessoas criando um clima sombrio e pouco agradável.

Desta forma, importa que todos os que não atingem os seus objetivos tenham a capacidade de assumir esses fracassos encarando a desilusão de forma tão natural, tal qual é natural festejar com alegria no dia das vitórias. Umas e outras fazem parte do processo, do desporto e da vida em geral. Saber conviver com umas e outras pode treinar-se e desenvolver-se tal como outras capacidades. Assim, as pessoas o desejem.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por ppmiguel às 18:06



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog