Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Paixão-Coaching, o blog

Posts sobre Coaching e Treino Desportivo



Segunda-feira, 26.10.15

Sempre on-line, maus e bons hábitos

Quanto tempo demora a criar-se um novo hábito?

Foi a pergunta que Jeremy Dean colocou e que o levou a investigar sobre a mesma, e a escrever o livro “Porque fazemos o que fazemos – Bons hábitos”.

Ele encontrou alguns livros e autores que referem que possam ser 21 ou 28 dias para que um hábito possa ficar enraizado (3 a 4 semanas). Alguns trabalhos tinham fundamentação científica, outros nem tanto.

Como é evidente, o hábito a enraizar depende de ação para ação, alguns mais simples levam menos tempo do que outros mais exigentes.

Já quanto aos hábitos que pensamos que nos poderão beneficiar, como a utilização das novas tecnologias e a relação que estabelecemos com as mesmas com horas intermináveis no facebook, instagram, twitter ou outras redes sociais, bem como um dos maiores devoradores de tempo – o e-mail com a quantidade de vezes a que acedemos – talvez se tornem hábitos pouso saudáveis. Alguns psicólogos falam em adição e outros em falta de autorregulação quando não existe uma adequada gestão da relação com esses meios, o que pode minar outras atividades, relações próximas, trabalho e tudo o que se possa aproximar a uma vida considerada normal.

A falta de autorregulação acontece quando existe um défice de auto-observação. Para largar um mau hábito, seja esta desregulação de contacto com as redes sociais, seja o hábito de fumar ou de comer "porcarias", é necessário ter noção de quando, como e onde esse hábito acontece, i.e., ser consciente, auto observar-se, ou viver no momento. Quando fazemos isso começamos a ter consciência daquilo que são esses comportamentos e pensamentos que são dirigidos pelo nosso inconsciente. É o inconsciente que regula todo o nosso comportamento automático e um hábito é isso mesmo, uma ação ou comportamento que foi repetido imensas vezes e se tornou automático.

Para que se possa instalar um novo hábito, que seja positivo e benéfico, a pessoa tem que estar motivada e ter um objetivo suficientemente estimulante. Depois, há que ter um plano e focar-se nos processos e ferramentas que permitam ir alcançando objetivos parciais.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por ppmiguel às 09:47


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog